Bem Estar - Dúvidas da Mulher

Anticoncepção hormonal
Calendário menstrual
Câncer de mama
Métodos contraceptivos não hormonais
Nódulos na mama

Câncer de Mama

O Câncer de Mama é rodeado de muitos MITOS e VERDADES.

Por isso decidimos colocar nessa seção algumas das dúvidas que angustiam uma parcela da população.


Causas

Trauma no seio pode causar câncer ? NÃO

Uma batida no seio pode causar uma alteração conhecida como necrose gordurosa da mama, que significa destruição do tecido gorduroso que circunda a mama. Pode haver necrose gordurosa em qualquer parte do corpo onde haja gordura, mas na mama chama nossa atenção pelo fato de gerar uma lesão semelhante ao câncer, pois há formação de um nódulo firme e fixo ao tecidos circundantes. Algumas vezes somente a biópsia pode descartar a hipótese de câncer de mama.


Fatores de Risco

O que é fator de risco para câncer de mama ?

Os fatores de risco para desenvolver câncer de mama são conclusões de estudos que observaram algumas características comuns, mais frequentes em mulheres que desenvolveram câncer de mama.


Quais os fatores de risco para câncer de mama ?

1. SEXO FEMININO

2. IDADE - o risco aumenta à medida que aumenta a idade

3.Menarca precoce (ter tido a primeira menstruação antes dos 12 anos)

4. Menopausa tardia (ter tido a última menstruação depois dos 55anos)

5. Ter tido o primeiro filho somente após os 30 anos

6. História familiar de câncer de mama antes dos 50 anos (principalmente parentes de primeiro grau: irmãs, filhas, mãe)

7. Ter feito biópsia de mama e apresentado alterações proliferativas com atipias (células com aspecto anormal, mas que não podem ser diagnosticadas como câncer).


Sinais e Sintomas associados ao Câncer de Mama

Todo nódulo na mama é câncer ? NÃO

Em cerca de 80% dos casos os nódulos são benignos. Mulheres jovens frequentemente apresentam vários nódulos em uma mama, que tornam-se mais palpáveis de acordo com o ciclo menstrual. A avaliação do nódulo deve ser feita pela paciente e depois pelo médico 1 semana após o ciclo menstrual.


Dor pode ser um sintoma de câncer ? SIM

A dor na mama como primeiro ou único sinal de câncer é muito rara, entretanto o conceito de que câncer de mama não dói não é mais válido, pois observa-se que uma percentagem significativa das mulheres relatam dor mamária localizada na região onde foi descoberto o câncer. Dor localizada, sem alteração de intensidade de acordo com o ciclo menstrual e somente em uma mama deve ser investigada com cuidado.


Prevenção do Câncer de Mama De que forma eu posso evitar câncer de mama?

Não há como evitar a doença já que as causas não foram determinadas, mas há como evitar suas graves consequências através do diagnóstico precoce, possibilitando um tratamento eficaz e preservando ao máximo, dentro de uma margem de segurança para a mulher, a estética e função da mama.


Anticoncepcional e Câncer de Mama

Uso de anticoncepcional oral aumenta o risco para câncer de mama ? NÃO

Os estudos disponíveis falham em demonstrar uma associação entre o uso de anticoncepcional oral e o surgimento de um câncer de mama. Na realidade há estudos com conclusões contraditórias que não autorizam-nos a descartar alguma influência, mas se existir não parece de maior relevância.


Dieta e Câncer de Mama

Hábitos alimentares estão associados ao aumento do risco para câncer de mama ? EM ESTUDO

Na atualidade os países ocidentais do hemisfério Norte possuem o maior número de casos de câncer de mama no mundo, enquanto o Japão uma das menores taxas. Entretanto notou-se que as mulheres japonesas que imigravam para os EUA , a cada geração , apresentavam maior incidência de Câncer de mama, aproximando-se das americanas.

Esse fato leva-nos a citar a importância de fatores ambientais como fatores de risco ainda mais fortes do que a hereditariedade, entretanto defini-los permanece um desafio.


Quais alimentos estão associados ao aumento do risco para desenvolver um câncer de mama ?

Embora ainda especule-se quais os fatores dietéticos responsáveis por um aumento no risco para câncer de mama, alguns indícios apontam para o aumento na ingestão de gorduras e álcool como fatores contribuintes.